fashionmagazin.org

International

Ex-zelador do triplex comemora condenação de Lula: 'Aliviado'

Share
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Justiça Federal cercado por simpatizantes

Entenda por que Lula foi condenado na Lava JatoVeja a íntegra da sentença de Moro que condenou LulaFator determinante da condenação de Lula foi depoimento de Léo PinheiroDeputados repercutem condenação de Lula: "fortalecimento no combate à corrupção " Saiba quais são os outros processos em que Lula é réuCondenação não traz qualquer satisfação pessoal, diz Moro sobre LulaApesar de condenar Lula no caso do tríplex, Moro não decreta prisão do petistaCondenação de Lula já ganha manchetes de jornais do exteriorPresidente do PT diz que condenação de Lula foi política e visa impedi-lo de concorrer em 2018Moro proíbe Lula de exercer cargos ou funções públicasCondenado, Lula poderá disputar as eleições?

Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista é considerado o virtual candidato do partido à Presidência da República em 2018 e primeiro nas últimas pesquisas eleitorais.

Lula da Silva é ainda réu noutras ações envolvendo a operação Lava Jato. "Até aqui, o conceito era de que a Justiça alcançava somente os pobres, mas agora ela alcança os poderosos e se torna igual para todos", disse.

A condenação é relativa ao processo sobre a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Na sentença, alegou falta de provas. Segundo o advogado, há na empresa diversos sistemas de auditoria para cuidar da lisura dos procedimentos e apurar fraudes. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente. Entre os objetos guardados estariam os presentes recebidos no período em que foi presidente. Significa o fortalecimento do combate a corrupção e a impunidade.

Moro considera que poderia mandar prender o ex-presidente. "Prevalece, enfim, o ditado 'não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você' (uma adaptação livre de 'be you never so high the law is above you')", afirmou Moro. Há o risco, porém, de que ele fique inelegível, caso seja condenado também em primeira instância. A partir do acórdão, Lula pode começar a cumprir a sua pena já que o Supremo Tribunal Federal entende que um condenado em segunda instância pode começar a cumprir a pena.

A suspeita contra o ex-presidente era de qye ele havia recebido R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras.

No Facebook, o Movimento Brasil Livre comemorou a condenação do ex-presidente e agradeceu ao juiz Sérgio Moro. O procedimento foi aberto com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

Share